A Consagração a Nossa Senhora - Parte 2 - A devoção

Então essa nossa segunda aula sobre a consagração a Nossa Senhora e já vou avisando espero que depois dessa aula as pessoas não desanimem de continuar a assistir o curso porque vai se arrumar uma hora um pouco mais complexa com alguns termos mais difíceis mas que mesmo assim eu tentar simplificar

Bastante espero não desanimados que estão acompanhando mas antes de começar um pequeno resumo da aula anterior então é um trecho do tratado resume bem toda a ideia é que nós abordamos da finalidade do tratado ou seja é estabelecer o reino de Nosso Senhor Jesus Cristo e no parágrafo 61 aos 62 peguei alguns trechos apenas São Luís no Tratado ele diz o seguinte então o título que não foi posto por ele mas as Pessoas que organizaram um texto depois colocaram é como at o meu parágrafo Jesus Cristo é o fim último da devoção a Santíssima virgem e agora explicação São Luís Jesus Cristo nosso salvador é verdadeiro Deus é verdadeiro homem deve ser o fim último de todas as nossas devoções de outro modo elas eram falsas e enganosas e saber esse Jesus Cristo é o alfa eo Ómega o princípio eo fim de todas as coisas se estabelecemos portanto a sólida devoção A Santíssima virgem teremos contribuído para estabelecer com mais perfeição a devoção a Jesus Cristo teremos proporcionado um meio fácil e seguro de achar Jesus Cristo se a devoção a Santíssima virgem nos afastar-se de nos afastar-se de Jesus Cristo seria preciso rejeitá-la como uma ilusão do demônio mas é tão ao contrário que Como já fiz ver e farei ver ainda nas páginas seguintes essa devoção somos é necessária para encontrar Jesus Cristo Amava ternamente e finalmente serviram então aqui nesse Ah pois está particularmente atacando jansenistas da época dele porque eles diziam teu culto à Nossa Senhora obscurescência ou de Jesus Cristo então amar muito Nossa Senhora na cabeça deles era a mais menos nosso senhor Jesus Cristo então foi maresia que teve consequências drásticas afastou bastante as pessoas duas Santíssimo Sacramento de Nossa Senhora mas nós teremos ocasião de ir para falar Disso depois um outro trecho bastante interessante também então só Resumindo esse daqui ele deixa claro que essa devoção nos é necessária para encontrar Jesus Cristo amá-lo ternamente e finalmente ser vivo ou seja objetivo da devoção um outro trecho parágrafo 112 113 Oi ó bem empregado seria o meu esforço se este é inscrito caindo nas mãos de uma alma bem-nascida nascida de Deus e de Maria e não do sangue ou da vontade Da Carne nem da vontade do homem de Deus vem da se inspirasse pela graça do Espírito Santo a excelência e o prêmio da verdadeira e sólida devoção a Santíssima virgem como vou indicar sinto-me mais do que nunca animado a crer e esperar em tudo que tem um profundamente gravado no coração e que há muitos anos Peço a Deus que mais cedo ou mais tarde a Santíssima virgem terá mais filhos servidores de escravos como nunca houve e que por este meio Jesus Cristo meu amado mestre reinará totalmente em todos os corações estão duas coisas interessantes a serem observados nesses trechos aqui de São Luis a primeira coisa é o santo dizer que a que para que a pessoa o que a pessoa compreenderia isso não é o valor dessa devoção pela graça do Espírito Santo e de fato nós precisamos pedir a Deus que nos faça compreender a importância da devoção a nossa senhora e nos dê a graça de vivê-la Ou seja é uma Graça que deve ser pedida nós vamos abordar isso durante o curso de hoje o que o que se passou em Fátima ilustra bem isso Lúcia ela falando da aparição do dia Treze de Junho de1990 117 no dia de Santo Antônio de Pádua onde nossa senhora falou para ela que seu Imaculado Coração seria o refúgio e o caminho que a conduziria até Deus ela diz o seguinte e foi ao dizer estas palavras ou seja Esse é o coração seria seu refúgio caminho que abriu as mãos fazendo nos penetrar no peito o reflexo que delas expediam parece-me que neste dia esse reflexo teve por fim principal infundir em Nova São conhecimento e amor especial para como coração imaculado de Maria desde esse dia sentimos no coração amor mais ardente pelo coração imaculado de Maria a Jacinta dizia-me de vez em quando aquela senhora disse que o seu imaculado coração será o teu refúgio e o Caminho que te conduzirá até Deus Não gostas tanto eu gosto tanto do seu coração é tão bom então interessante aqui é o fato de que para o meio-dia Isso fica muito claro que a compreensão de certas coisas do céu são uma graça nós devemos pedi-la o ou seja São Luís ele pede para Deus que mais pessoas possam ter essa graça de compreender o valor da devoção a nossa senhora e sobretudo de poder viver Isso tá outra coisa interessante São Luís Ele conta nesse texto que ele pede a Deus há muitos anos um número singular de filhos servos e escravos de Nossa Senhora e que por este e-mail Jesus Cristo reinará totalmente em todos os corações então ele estabelece a devolução para que as pessoas cheguem a Jesus a fim de que Jesus reine como foi dito na última aula Ah então já que essa é uma das ideias diretrizes da sua obra então fim é o Primeiro na intenção como diz o adágio tô missa mas o último na execução a primeira coisa que a gente observa é o fim a por mais que isso seja o que alcançaremos depois ele serve de regra de base para o uso que fazemos de um instrumento né se ele está realmente nos auxiliando atingir o fim para o código foi feito uso dele estará sendo bom se não estará sendo ruim então estamos vivenciando bem a nossa devoção a nossa senhora na medida em que ele está Realmente fazendo Jesus Cristo reinar em nós em nossos se disso nos afastamos é porque algum problema na nossa devoção a nossa senhora está tendo se objetivo Então dessa devoção vai fazer com que Jesus reine eu estarei bem e servindo desse instrumento na medida em que se reinado vai se tornando cada vez mais concreto em mim se eu estou me afastando disso é porque algum problema está tendo na minha devoção então é algo que eu preciso a combinar e me corrigir membro Bom então basicamente o fim da devoção a Nossa Senhora da que foi explicado na última hora é o seguinte a dias um Perry Maria ou seja ir a Jesus por Maria o Finn que queremos alcançar é nosso senhor um instrumento por meio do qual devemos nos servir é marinho se queremos ir a Jesus é preciso passar por esse caminho Jesus Cristo é o fim o último dessa devoção se vamos a ele é para aquele reino em nós é para que nosso coração arda de uma tal caridade para Com ele que sejamos capazes de dizer com São Paulo jogo como Pedro a todas as coisas em comparação com este bem supremo o conhecimento de Jesus Cristo Meu Senhor então basicamente Resumindo a última aula é isso que eu gostaria de complementar e resumir ao mesmo tempo e o assunto da aula de hoje é a devoção quem é é só que nesse assunto mas está algumas dificuldades e eu gostaria de começar essa hora introduzindo é uma alguns Aspectos da linguagem não é vocês vão entender espero então antes de adentrar nos detalhes o Tratado é bom se ter algumas ideias bem Claras é um ter Monte utilizado um termo utilizado constantemente no livro obviamente é o termo devoção mas muitas pessoas perguntam perguntam apesar de serem acostumados a ler o livro O que é no final das contas devoção E então acontece que alguns ao ler livros de outros Santos que tratam do Tema como por exemplo a filotéia ou introdução à Vida de volta São Francisco de Sales acabam se perguntando o seguinte estão eles falando da mesma coisa parece que o que tal Santo chama de devoção não corresponde ao que outro chama de devoção a dificuldade a se resolver então é essa pois com alguns Santos falam de devoção não temos sempre a impressão de que eles estão se referindo a mesma coisa não sei se deu para entender mas é basicamente seguinte Muita gente não sabe se sente pergunta que que a devolução a pessoa não sabe então ela vai procurar nos livros né talvez São Francisco de Sales no próprio São Luís para tentar encontrar uma definição de devoção ou seja o que é devoção mas a pessoa não sabe e quando ela vai buscar em diferentes autores a impressão que a pessoa tem muitas vezes é de que eles não estão falando da mesma coisa e a esse problema que a resolver antes mesmo de entrar nos detalhes no Tratado Então na hora de hoje tratar a unicamente desse assunto a devoção a fim de entendermos o que ele não é esse tema significa na teologia e por fim o sentido que ele tem na obra de São Luís Maria grignon de monfort Então vou analisar sobretudo em três autores que que significa devoção em São Tomás de Aquino que seria o sentido teológico e que deve ser a referência depois o sentido que São Francisco de Sales lá para devoção e por fim assim talvez que era mais claro de entender a noção de devoção em São Luis de montfort bom então primeira coisa para respondermos a essa problemática essa questão é a compreensão do que seria a linguagem O que é a linguagem então e para compreendermos bem bem isso é preciso que tenhamos uma boa noção do que venha ser a linguagem Então as palavras Ou seja que tudo aquilo que a gente fala e sai as Palavras são sinais que representam estão ali como representantes de uma realidade então por exemplo existe uma realidade a cadeira mas quando eu quero falar dessa realidade com vocês eu uso essa palavra cadeira em português e em francês uma outra um outro som representa essa realidade então em francês a gente vai falar as rezas então é uma palavra que serve para significar uma outra realidade certa eu vou tentar explicar isso da Forma mais simples possível então as palavras representam a realidade que elas significam por meio do conceito do intelecto Ou seja a palavra é o sinal e aí e do pensamento a linguagem exprime primeiramente nosso pensamento das coisas e não as coisas mesmas entre a realidade i i a linguagem se intercala sempre a mediação do pensamento eu vou explicar isso ou seja nós conhecemos uma Raridade e por meio disso temos um conceito da Coisa em nossa cabeça quando eu me comunico com alguém eu busco por meio de palavras ou seja por meio de uma voz que tem uma significação por meio de um som fazer a pessoa saber o que eu penso Eu comunico meu pensamento para pessoa o me comunicar com alguém eu tenho que fazer a pessoa compreender o que eu estou pensando E para isso me Serviu de palavras bom então o que que acontece existe uma realidade que eu conheci e Dessa realidade é por meio da esse conhecimento acaba tendo um conceito dela na minha cabeça e quando eu quero fazer as pessoas entenderem o que eu estou pensando eu vou me servir de palavras né que vão significar o meu pensamento então quando eu falo para vocês uma coisa seria bom ler tal livro então eu estou fazendo vocês entenderem que que está dentro da minha cabeça em outras palavras então quando eu uso palavras para me comunicar com alguém eu Estou tentando fazer ela entender as minhas próprias ideias certo vocês vão ver qual que seria a aplicação disso na questão da devoção assim quando queremos entender alguém estamos tentando entender qual realidade a pessoa está tentando nos descrever Qual a ideia em qual ideia a pessoa tem de alguma coisa O que ela está querendo exprimir quando ela diz tal coisa então Digamos que eu passo aí um dia em um lugar e uma Pessoa que não estava presente nesse lugar ela vai me perguntar como é que foi seu dia então vou tentar por meio de palavras né é explicar para ela aquilo que eu achei juntar O Dia Em tal contexto em específico e por meio dessas palavras ela vai ter um acesso aquilo que eu estou pensando e aquilo que ela quer saber de mim né No final das contas é mas por meio delas eu estou tentando explicar uma realidade não é por meio das palavras eu estou tentando explicar Alguma ideia Clara que está na minha cabeça então quando são tomar esse falando de devoção existe uma uma idade específica no seu sistema e a descrita com o nome de devoção ou seja tal realidade específica que ele e ele chama ela de devoção Calma eu vou explicar isso por exemplo e quando nós observamos um animal que com suas patas se move rapidamente para descrever essa realidade que observamos nós nomeamos a estação de Correr então eu observei tem um animal lá com as suas patas se movendo rapidamente eu tenho uma palavra para descrever essa realidade ou seja essa ação que seria a palavra correr o verbo no caso não é um verbo quando tal realidade acontece a palavra escolhida para descrever essa realidade é essa tão importante tem a minha realidade tem o meu conhecimento dessa realidade e tenha expressão desse Desse conhecimento né que está no meu intelecto por meio da palavra é muito importante tentar entender que são menos em qual realidade São Tomás observa e que verificada ele no meio de devoção né lembra da da analogia aqui eu observo um bicho de alguma com quatro patas se locomovendo rapidamente e para descrever essa realidade eu uso verbo correr Que tipo de coisas São Tomás por exemplo e também a mesma pergunta a gente vai fazer ao falar de São Francisco de Sales De São Luís Que tipo de que tipo de atitude não é é em uma pessoa em na sua vida com Deus que tipo de atitude eles observam para chamar isso de devoção que que eles têm na cabeça quando eles falam de devoção e em outras palavras e tipo de coisa estava esse Santos querendo descrever quando eles usavam o termo devoção o erro de leitura de muitos Essa é a três demais a palavra e não ao pensamento que o autor queria descrever com tal palavra É preciso entender o pensamento do autor qual realidade de busca descrever por meio de sua linguagem então às vezes as pessoas cometem esse erro Ah eu li devoção em São Tomás em São Luís e em São Francisco de Sales mas a pessoa tá muito apegada só a palavra e não ao sentido né que não é explicação que ele tá querendo dar daquilo uma pessoa se apega mais a palavra do que ao pensamento do autor E é isso que gera uma certa dificuldade na hora de ir Interpretar bem isso obviamente o termo devoção não se contradizem o autor para o outro percebemos e falta uma semelhança em todas a gente vai ver isso E no entanto vale a pena ressaltar aqui em alguns casos podemos encontrar as festas variações no significado da palavra essa variação pode ver do público ou do objetivo do autor então quando são tô mais saudável de devoção ele era um professor de teologia se dirigindo a Estudantes de teologia certo então ele vai tem que usar definições mais precisas então o seu contexto ou seja o seu público e a sua profissão meio que condiciona um pouco a palavra de 7 cm é a diferença também a variação na palavra pode fingir da época ou de um contexto específico em alguns lugares por exemplo chamar alguém de de volta pode ser superior ativos então algumas frases em francês quando você chama a pessoa de de volta o piedosa Não não é Um elogio né Muito pelo contrário é algo pejorativo para falar que a pessoa é afetada O que é uma coisa ridícula né a forma dela de praticar a as devoções dela justamente e assim por diante Então dependendo do contexto e da época em que a gente lê um autor colando de devoção a gente tem que entender que ele pode ter coisas diferentes em vista não é por causa desse contexto justamente e enfim vale a pena também tomar cuidado Aqui é o extremo oposto com uma bolsa da linguagem que foi feita pelos Neo modernistas Como assim os modernistas queriam negar claramente as verdades de fé na então ele se aproveitar uma dessa brecha né que uma palavra em contextos diferentes pode pode ter um significado diferente então que acontecer os modernistas a primeira onda de modernista negava claramente É verdade de fé então por exemplo eles diziam claramente que Jesus não tinha ressuscitado então eles negavam uma fórmula Clara assim que é ligado a fé os Neo modernistas que foi uma tendência que surgiu depois né os modernistas desenvolvidos preferiam conservar as fórmulas o Dogma Mas eles queriam apenas mudar o sentido da palavra então eles diziam de fato Jesus ressuscitou então eles não e a palavra ali né a frase a fórmula mas Jesus Ressuscitou em nossos corações na espiritualmente falando então eles conservavam o nome né ressurreição Mas eles alteravam o sentido dela então foi uma coisa aqui os modernistas tentaram se aproveitar dessas brechas da linguagem para introduzir muitas doutrinas erradas então por isso é apesar de uma certa variação legítima nas palavras existir aplicado ao Dogma Esse princípio e as demais verdades de fé nós devemos sempre Nos manter no mesmo sentido e na mesma sentença que a igreja sempre ensinou essas verdades né aquela fórmula é ordem senso EA Demi com Essência ou seja qual o sentido dessa afirmação Jesus ressuscitou É no sentido em que a igreja afirmou desde sempre em todo lugar né então que não altera demais fica e no mesmo sentido e na mesma sentença que a igreja é deu em relação a isso então basicamente é ter me entendido essa questão do pensamento dá para a gente Tentar ir e para a devoção em cada um desses autores São Tomás de Aquino São Francisco de Sales e depois São Luís para entendermos que realidade eles têm em mente quando eles estão falando de devoção certo então com salto mais Joaquina nós vamos analisar o sentido teológico da palavra devoção então em São Tomás a devoção está de certa forma ligada a virtude da Justiça a virtude da Justiça nos leva a dar a cada um o que é Seu na medida em que ele merece ou seja o que é seu e na medida em que merece dois elementos da virtude da Justiça nem mais e nem menos né em relação a essa questão da medida em que a pessoa merece por exemplo se ela merece tal quantia não é pelo trabalho dela é justo da somente essa quantia nem mais nem menos né se eu estou dando menos eu estou sendo injusto com ela só estou dando mais não é que eu estou sendo injusto Mas não é por justiça que eu Estou dando mais para pessoa Talvez porcaria e por amizade ou por bondade ou algo do tipo né então dentro da virtude da Justiça existem Existem algumas virtudes potenciais Ou seja é uma virtude que realiza apenas uma das potências dessa vez tou de cardeal ou seja essa virtude tem dois elementos dar a cada um aquilo que ele é criar devido na medida em que lhe é devido nem mais nem menos então dois elementos uma vez tou de potencial ela vai pegar um Elemento dessa virtude e não outro e nisso se encontra uma virtude que se chama a virtude da religião ou seja porque quando nós buscamos aplicar a virtude da Justiça a Deus ou seja dar a cada um o que é seu primeiro elemento da Justiça o que lhe é devido né na medida em que ele merece nós buscamos então dar a Deus a honra e o culto que lhe é devido isso nós conseguimos fazer é dar a Deus a honra e o culto que lhe é devido Mas nós somos Incapazes de realizar o segundo elemento ou seja na medida em que ele merece uma honra  a Deus na medida em que ele merece pois ele merece de nossa parte honra e glória infinita E aí se encontra virtude da religião ela é por assim dizer a justiça aplicada a Deus a honra e ao culto que lhe é devido certo mas que não é estritamente a virtude da justiça porque somos incapazes né de um ralo o conta ele merece então por isso que é uma virtude Potencial ela realiza uma dá uma das potências dessa virtude Cardeal que a justiça bom então dentro dessa virtude da religião que é por assim dizer a justiça aplicada a Deus é nós encontramos dois tipos de atos atos interiores que é no caso são a devoção e a oração são os principais atos dessa vez toda eu que pertencem realmente a ela primeiramente E também temos atos exteriores essa virtude que eles são como que Secundários e ordenados aos atos interiores e esses atos são por exemplo o adoração o sacrifício o volto e assim por diante então quando a gente fala de devoção em São Tomás Aquino Nesse contexto né das virtudes cardiais dentro da virtude da Justiça tem a virtude da religião e essa essa virtude tem altos interiores e exteriores e o primeiro ato dela é a devoção e agora vamos finalmente falar de devoção o que que eu devo bom Então solta mas ele dá várias definições né assim para que a gente entenda mas sempre visando a mesma coisa Ele disse que os Devotos né são os que De algum modo se oferecem à Deus para se submeterem totalmente a ele a devoção não é nada mais do que uma certa vontade de se oferecer com prontidão as coisas que pertencem ao serviço de Deus uma vontade de fazer prontamente o que pertence ao serviço de Deus então a devoção um ato da vontade do Homem que oferece a si mesmo a Deus para me servir e eu vou explicar isso é mais lembre-se a devoção está ligada a essa prontidão da vontade em se aplicar as coisas que pertence ao serviço de Deus isso é devoção né Um Ato da vontade e se apresenta com prontidão para o culto divino bom então o nome de volto vem da mesma raiz vem da raiz da palavra voto que em latim significa dentre outras coisas Dedicar né então volto É como falar por exemplo de uma pessoa que faz um voto de castidade por quê Porque quando a pessoa faz um voto de castidade ela dedica ou seja volta dedicar ela dedica seu corpo inteiramente à Deus para pertencer só ele seria o voto de castidade então devoção vende essa mesa vem dessa palavra Né desde carro Então como que se aplica isso nela né e a devoção se aplica ao que pertence ao culto Divino Lembre-se O que é própria da virtude da religião é buscar dar a Deus a honra e o culto que lhe é devido certo o que a devoção faz já que ela é um ato da virtude da religião é fazer com que a pessoa tem uma vontade é pronta para executar essas coisas assim por exemplo quando um padre reza missa ele realiza um ato de culto Divino ou seja um ato de religião eu estou lá cultuando a Deus em algo própria da virtude da religião E no entanto ter uma vontade de pronta Para executar bem esse ato ou seja a rezar missa é um ato de devoção a mesma coisa também a pessoa vai rezar um terço é um ato de culto Divino certo o simples fato de rezar o terço é um ato de religião mas uma vontade pronta para rezar bem ele e se aplicar a isso da melhor forma possível é a devoção na então adequação E como que esse modo com o qual nos aplicamos de forma pronta né E fervorosa as coisas de Deus um padre que reza Missa ele está fazendo um ato de religião mas nem sempre estará rezando a missa com devoção porque depende da prontidão com que a vontade dele Coloca ele para se aplicar a esse serviço de Deus né então algumas precisões sobre a devoção Qual a relação da devoção com a caridade porque escutando assim talvez a pessoa pense armas isso né o que faz a gente se aplicar bem as coisas de Deus então são tão mais aí tem uma explicação bem interessante A devoção né apesar de fazer parte de uma virtude é potencial de uma virtude Cardeal ela pode ter relação com a virtude teologal da caridade né lembremos esse as três vezes três virtudes teologais Fé esperança e caridade depois das quatro cardeais né então a gente falou que a devoção vem de uma virtude que está enraizada na virtude Cardeal da Justiça Então qual é a relação dela com essa virtude teologal né são tão mais explica A caridade também causa a devoção enquanto que pelo amor ou seja caridade alguém se torna pronto para servir o amigo e também pela devoção a qualidade é nutrida assim como acontece com qualquer amizade e é conservada e aumentar e pelo exercício das obras amigáveis e pela meditação vai explicar isso depois ou seja a caridade nos fortalece né nos deixando sempre prontos a nos aplicarmos ao serviço de Nosso Senhor a diferença que a caridade Não Visa o serviço de Deus mas o próprio Deus o que que a caridade Olha Ela olha para Deus diretamente por isso que ela não é uma aventura de religião porque a virtude de religião ela olha primeiramente para o serviço de Deus né uma caridade olha para Deus EA religião olha para o serviço de Deus as coisas que nós fazemos para Deus e não para o próprio Deus diretamente E no entanto esse nosso amor por Nosso Senhor é tão forte é pode ser tão forte que ele não estava na sempre prontos a nos colocarmos ao serviço de nosso amigo ou seja o nosso Senhor e como acontece na amizade esse tipo de atitude que fazemos pelo amigo conserva e aumenta a amizade então um amigo ele ama o seu amigo mas ele sempre busca fazer coisas para o seu amigo prestar serviços está ali é disponível dar um presente fazer coisas para ele e esse tipo de comércio na esse tipo de coisas que ele faz para Um amigo esse serviços alimentam né conservam e aumentam a amizade então a devolução pode e deve ser feita por um motivo de amor a Deus mas a devoção Visa primeiramente o serviço de Deus ou seja ela vai me fazer é a fazer com prontidão aquelas coisas que pertencem ao serviço de Deus ou seja se eu vou acreditar né uma missa de um padre não somente eu vou fazer isso bem mas a devoção faz com que eu me aplique a isso prontamente né que eu me entregue A isso sem preguiça sem desleixo realmente eu faço aquilo bem para Deus bom Então nesse sentido O que que tem a ver a devoção aos santos né são tão mais explica a devoção que você tem ao Santos de Deus mortos ou vivos não se termina neles mas por eles se dirige à Deus enquanto que nos ministros de Deus veneramos ao próprio Deus então quando se trata da devoção aos santos nesse sentido teológico São Tomás o que nós fazemos é venerar neles o que eles Receberam de Deus certo é existe uma expressão também mais simples né Nós por eles vamos a Deus é interessante que esse movimento expresso por São Tomás né Nós vamos a Deus pelos seus santos pois o que há de Belo neles é um reflexo da Bondade Divina que se encontra neles a mesma ideia se encontra naquele adágio né a Jesus por Maria então ao olharmos para beleza de Nossa Senhora essa o nosso país ver né Toda a perfeição por assim Dizer do artista que criou né então ela é uma obra de Deus que nos leva a Deus assim também como acontece com todos os outros então aquela história do quadro né quando a gente ver aquele quadro belíssimo que um artista tentou a gente primeiro contempla a beleza daquele quadro mas também ao mesmo tempo a gente se admira da perfeição do artista aqui fez aquele quadro então a mesma coisa no Santos O que a gente vê não era neles é a beleza né que Deus Colocou neles Tá certo então apenas apenas algumas precisões Ah então tá a devoção é isso certo é essa vontade pronta né de essa esse ato da vontade com qual nos aplicamos com prontidão as coisas que pertencem ao serviço de Deus então é essa atitude né uma pessoa que se aplica com prontidão as coisas que pertence ao serviço de Deus essa ação que são Tomás tem Invista quando ele fala de devoção vocês vão ver Que isso tem implicações também na devoção a nossa senhora então se a devoção é isso o que que pode causar ela na pessoa então São Tomás ele diz que existe uma causa extrínseca e principal da devoção que é Deus ou seja as três causas exterior a nós e existe uma causa intrínseca que é a meditação EA contemplação nós vamos explicar isso e não devemos negligenciar Esse aspecto na hora que são tão mais explica de que a causa principal da devoção e Extrínseca Ou seja é Deus o que nos deve levar a pedir para ele essa graça com bastante Constância e humildade a ser de volto é um bem que vem de Deus se negligenciamos isso erraremos inclusive nos nossos esforços de buscar vamos formar pessoas de voltas apoiando nos mais em nossas forças do que na auxílio de Deus então São Tomás ele deixa bem claro que a principal causa da devoção é Deus é ele que torna uma pessoa de volta então se Deus é a principal causa nós Devemos pedir para ele essa graça seja pedir que ele nos torne de votos nós devemos pedir que lhe torne as pessoas ao nosso redor de voltas e assim por diante se vocês é conseguiram prestar bem atenção na frase de São Luís que eu li no início ele fala que há muito tempo ele estava pedindo para Deus essa grossa né de que nossa senhora tivesse em breve um exército de fiéis servidores e escravos e filhos então interessante o Santos eles tinham essa convicção de que Se eles não se apoiam em Deus primeiramente e para formar pessoas devotas Eles sabem que estarão fazendo um trabalho inútil infrutífero então é muito importante temos isso em mente então a causa extrínseca e principal da devoção é Deus mas existe uma causa intrínseca também né é em São Tomás diz que ou seja aquilo que depende de nós para nos tornarmos de voltas ele disse que a causa da devoção enquanto depende de nós é a meditação EA contemplação Então para explicar isso ele repete a definição né da da devoção a devoção é um certo ato da Vontade que tem em vista que o homem se entrega com prontidão ao serviço de Deus e ele explica como a partir dessa definição dessa noção de devoção a meditação EA contemplação causam ela em todo o Ato da vontade procede de alguma consideração né é impossível querer algo que a gente não conhece então Santo Agostinho onde Aquela frase a gente só ama aquele que a gente conhece tenta imaginar como é que se alguém perguntar para você você gosta de uma coisa x e você não sabe o que que é não tem como você responder né porque a gente só ama aquele que a gente conhece se a pessoa fala alguma coisa que você conhece aí sim você vai saber se você ama aquilo ou não mas perguntar se você arruma coisa que você não conhece não faz sentido Pode ser que você venha amar depois mais Em conta não conhece não tem como ter essa reação é por isso que a devoção né O que causa ela é causada pela meditação Pois é por meio da meditação que o homem consegue a ideia de se entregar ao serviço de Deus ou seja para que a vontade leve o homem as entregar com prontidão ao serviço de Deus e isso precisa passar pela cabeça dele certo é o que é o processo da meditação e da contemplação mas não tô mais ele vai mais a fundo né Que tipo de coisa então deve o homem considerar para se tornar de volto então São Tomás responde que primeiramente o homem deve considerar a bondade divina e seus benefícios essa consideração nos move ao amor de Deus que é a causa próxima da devoção então é interessante notar o modo como que Santa Teresinha do Menino Jesus estava realmente mergulhada nesse tipo de pensamento né ou seja ela o considerava constantemente a bondade de Deus ela realmente não enjoava de Pensar na bondade de Deus e nesse aspecto Era bastante tomista ela gostava mais de pensar na bondade de Deus o que em outros atributos não que ela viesse a negar eles né mas realmente esse atributo atrás de é particularmente a atenção dela e São Tomás ele fala né A primeira coisa que o homem deve considerar para para se tornar de volta enquanto que isso depende dele né enquanto que causa intrínseca é considerar a bondade divina e seus Benefícios e em segundo lugar não tô mais diz que o homem deve considerar assim mesmo ou seja seus defeitos e isso fará com que ele veja necessidade que ele tem da ajuda de Deus o auxílio Divino essa consideração Afasta a presunção não é que é o que impede alguém de se submeter a Deus certo pelo fato de que tal pessoa por causa dessa presunção são ela acaba se apoiando na sua própria força há ainda uma vez nós podemos olhar para O exemplo de Santa Teresinha do Menino Jesus por quê Porque ela enxergava constantemente os seus defeitos aí tem aquela famosa aquela famosa poesia dela Onde Ela diz que agrada a Deus em minha pequena alma é que eu amo e minha pequenez e minha pobreza isso levava ela a recorrer constantemente auxílio Divino convencido da Necessidade que ela tinha de Deus bom então Interessante não é para um Lado olhar para Deus e para sua bondade e para os seus benefícios e por outro lado olhar para nós para os nossos defeitos então esses dois passos que São Tomás de Aquino nos dá olhar para o alto ou seja para Deus em sua bondade e para baixo ou seja para nós e para nossa fraqueza esse movimento nos lembra a escada de Jacó na estão interessante Aquela História porque é e a devoção enquanto depende de nós se alimenta da consideração da Bondade de Deus e da consideração de nós mesmos a frente que vejamos Nossa fraqueza e a necessidade que temos de Deus e na escada de Jacó também tinha esse movimento parecido anjos que subiam e desciam continuamente né E nós devemos fazer a mesma coisa enquanto que depende de nós para nos tornarmos de votos para alimentarmos a devoção ou seja olhar continuamente Para o Alto da escada e para o pé dela né Quando nós paramos só de um lado e isso traz sérios problemas né quando a pessoa olha só para a bondade de Deus e para os seus benefícios para os seus auxílios ela pode acabar se esquecendo da sua própria fraqueza e pouco a pouco a sua presunção ou seja o fato da pessoa se apoiar nas próprias forças a sua presunção vai começar a tomar cada vez mais lugar na vida dela mas por outro lado se a pessoa paga o olhar dela só nas suas próprias fraquezas sem olhar Para a bondade de Deus ela pode se deixar levar por uma tristeza e pelo desespero pela pelo desânimo e assim por diante então na vida espiritual é muito importante se lembrar dessa escada de Jacó olhar constantemente para Deus olhar constantemente para nós né Assim como os anjos que subiam e desciam nessa escada assim também nós devemos fazer constantemente bom então São Luís ao falar da devoção a nossa senhora é interessante porque ele Também aborda esses dois aspectos né ele vai nos apresentar a bondade de Nossa Senhora e seus inúmeros benefícios e a necessidade que nós temos esse auxílio nós teremos ocasião de abordar isso durante todos toda do tratado então também nas práticas interiores né quando ele nos ensina a fazer toda por Maria ele também apresenta esse movimento duplo né o movimento de olhar para si para se entregar a nossa senhora então É bem interessante porque é bem tomista Nesse aspecto apresenta os dois elementos é que são Tomás apresenta então tem uma frase dele a gente encontra no número 259 do tratado quando ele explica essa questão de fazer tudo por Maria ele fala né é dar um exemplo de uma oração que nós podemos fazer de forma Simples mas de coração para nos deixarmos cada vez mais guia e a senhora não há coração que ele coloca lá renuncio a mim mesmo e dorme a voz a minha querida mãe Então observa em que Existe esses dois existem esses dois aspectos o aspecto do conhecimento de sim nos leva a renúncia de nós de nós mesmos ou seja renunciamos nos apoiar em nossas forças a minha existe um aspecto de conhecimento e de confiança na bondade de Nossa Senhora e nos leva a nos entregarmos a ela Então sobre a confiança em Nossa Senhora eu achei um comentário bem interessante né o Padre Rui o Marinho ele cita nesse livro dele Tem muita coisa interessante mas algumas coisas realmente é é é mais para quem tem um conhecimento de teologia que daria para entender melhor alguns comentários assim ele mudou bastante o pensamento dele com o tempo mas não deixa de ser um bom livro apesar disso ele Cita uma bela reflexão de um grande Maria logo né do século 20 que era o padre roschini na que diz o seguinte sobre a questão da confiança mas já que a gente tocou nessa questão Da da confiança em Nossa Senhora é uma pessoa ganha Nossa confiança quando ela reúne estas três condições primeira quando ela sabe ou seja quando conhece e compreendi bem todas as nossas necessidades quando pode conceder-nos sua ajuda quando quer de fato nos ajudar saber poder querer Já não basta ter apenas uma ou duas dessas coisas para que uma pessoa conquiste plenamente Nossa confiança é Preciso ter todas elas se uma pessoa sabe do que precisamos ela pode nos ajudar mas não quer nos ajudar não conseguimos confiar nela ou seja ela sabe que a gente precisa ela pode nos ajudar mas ela não quer nos ajudar então ela tem já não consegue ter uma confiança plena nela e se a pessoa quer nos ajudar e ela sabe do que precisamos mas não pode nos ajudar apesar de termos bem gratos para com essa pessoa isso também diminuem Nossa confiança nela e assim por diante a gente pode pegar essa três elementos saber poder querer e criar milhares de exemplos né E a gente vai ver que se faltam uma dessas coisas nossa confiança naquela pessoa não será completa e no caso de Nossa Senhora que que acontece ela sabe de todas as nossas necessidades pois pela visão beatífica ou seja o céu não é o fato dela ver Deus no céu pela visão beatífica ela vem mais perfeitamente do que qualquer outra pura Criatura as nossas necessidades então no céu ela vê perfeitamente tudo aquilo que precisamos a segunda coisa nossa senhora pode nos ajudar pois diante de Deus nenhuma pura criatura tem tanto poder quanto ela tão forte a esse poder aqui sozinha ela é mais forte do que um exército disposto em ordem de batalha e o demônio quando a ver morre de medo pois sabe que por onde ela passa ela esmaga sua cabeça e destrói todos os seus planos donde todos Seu interesse em impedir que as pessoas sejam verdadeiramente de voltas de Nossa Senhora e por fim nossa senhora quer nos ajudar porque ela é Nossa mãe e nos ama EA que eu gostaria de citar São Luís vocês se encontram esse novo paragrafo 202 do tratado ele disse juntai se puderdes num só coração de mãe e para com o único filho todo o amor natural que as mães do mundo inteiro tem pelos seus filhos certamente essa mãe é Mara muito esse filho no entanto verdade é Que Maria a e ainda mais treinamento seus filhos do que aquela mãe a Maria o seu bom então aqui no que se refere à a meditação devemos meditar na bondade de Deus e na nossa fraqueza para alimentarmos a devoção ah e também são tão mais fala justamente nesse nessa Perspectiva da meditação da Necessidade que nós temos das coisas sensíveis para nos tornarmos mais de voltas Bom então solta mais ele explica no seguinte a necessidade que temos das coisas sensíveis para nos elevarmos ao amor das coisas invisíveis ele diz as coisas divinas você já celestes em si são as que mais tem força para nos respeitar o amor e consequentemente a devoção no entanto por causa da fraqueza da mente humana assim como ela precisa de mamão condutor ou seja algo que nos puxam para o conhecimento das coisas divinas celestes Assim também para se mover ao amor ela precisa de coisas sensíveis ou seja nossa inteligência ela não consegue penetrar diretamente ela as coisas celestes ela precisa do auxílio das coisas sensíveis e entre essas coisas sensíveis se encontra sobretudo ou seja primeiramente a humanidade de Cristo como está escrito no prefácio de Natal a fim de que assim como o conhecemos a Deus de uma forma visível pelo nascimento de Nosso Senhor Que assim sejamos Arrebatados ao amor das coisas invisíveis ou seja outras coisas celestes e é por isso continuação tô massa que as coisas que pertencem a humanidade de Cristo como que uma mão condutora são as que mais nos excitam a devoção então um exemplo de algo ligado a humanidade de Nosso Senhor que tem uma força única para nos atrair o amor de Deus exemplo dado pelo próprio São Tomás é a sua santíssima paixão é uma coisa Sensível Ou seja a Paixão de Cristo que tem uma força e uma graça única para nos atrair ao amor de Deus bom então ela particularmente é capaz de operar esse ardor e fervor da caridade e assim por consequência a devoção então santa mais explica aqui que de todas as coisas sensíveis que podemos encontrar aquela que mais nos atrai ao amor das coisas celestes é a humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo consequência disso e se estamos com pouca devoção se a Nossa devoção é fria se nós não estamos ardendo de amor pelas coisas de Deus provavelmente é porque estamos longe da meditação da humanidade de Nosso Senhor algum mistério da nossa da vida de Nosso Senhor estamos negligenciando meditar o dom de todo interesse da devoção a nossa senhora que é o que mais poderosamente nos conduz a Jesus Cristo em sua santíssima humanidade a the exam primary ama a Jesus por Maria então é um rápido comentário é interessante que Essa questão né da meditação da humanidade nosso Senhor na época de Santa teresa D'ávila existe um existe uma certa corrente de pessoas de vida espiritual mestres de vida espiritual que tentava afastar as pessoas da meditação da Sagrada humanidade de Nosso Senhor eles diziam que algumas pessoas tinham chegado uma contemplação tão alta que eles não somente não precisavam mas não deveriam pensar na humanidade do verbo encarnado Ou seja a pessoa ficou tão Santa que ela pode se esquecer de Jesus encontra as palavras e nosso senhor aparecendo para Santa teresa D'ávila né no caso e ela fala isso durante vários e em vários momentos da vida dela nosso senhor insistiu né claramente para ela que ela não deveria se afastar da da devoção a sua Sagrada humanidade e que disso Depende a Santificação deve mesmo a salvação dela certa então foi uma coisa que nosso senhor assistiu bastante para Santa teresa D'ávila e que de fato corrigiu em muitos lugares apesar de certos elementos desse erro ainda terem se repercutido posteriormente na história da espiritualidade Mas é isso ajudou bastante as pessoas a não desviaram o olhar delas é de Nosso Senhor então mais um motivo para abraçar nos corretamente a devoção a nossa senhora Cadê você na nossa senhora vai nos amarrar a Jesus Cristo na sua Sagrada Humanidade e assim nós seremos de voltas né porque é a humanidade de Cristo que mais tem poder para nos tornar de votos de e sensíveis que podemos encontrar bom então uma outra coisa interessante que são tão mais a borda né lembrando primeira coisa que falamos O que é a devoção agora estamos nessa questão do que causa a devoção certo então falamos da meditação da bondade de Deus dos nossos defeitos falamos de como que de todos os temas de Meditação aquele que mais nos atrai é particularmente a a humanidade de nosso Senhor e agora também tem outra questão que é ligada né a meditação e logo a devoção não é trata-se da ciência ou seja do conhecimento e da cultura da pessoa a hora né O que alguns perguntavam se a meditação EA contemplação é o que de nossa parte é exigido para que alimentemos a devoção podemos pensar então que as pessoas mais inteligentes e As que são mais capazes de fazer muitas reflexões só elas poderão ser de voltas e São Tomás explica que as vezes de fato a ciência ou qualquer outro tipo de grandeza de uma pessoa qualquer outro tipo de perfeição acaba se tornando uma ocasião para que a pessoa se confie é pra que a pessoa confie e se apoia em si mesmo e é por isso que a pessoa não se entrega totalmente a Deus o que é o próprio da devoção né Se entregar ao serviço de Deus Bom então às vezes essas coisas por acaso né acabam e pedindo a devolução porque porque a pessoa baseada nisso ela começa a confiar mais em ser do que na força de Deus e por isso que ela se torna menos menos de volta no entanto se o homem subir médico perfeitamente a Deus sua ciência ou qualquer outra perfeição que ele tenha isso fará com que sua devoção aumente o erro aqui está no fato da pessoa querer se apoiar em si mesmo certo mas sim nós pegamos tudo de Belo que temos e colocamos aos pés de Deus a serviço dele né ao invés de nos atrapalhar na devoção e isso vai nos ajudar e aqui temos um novo Ponto de Encontro com a doutrina de São Luís né então pela devoção que ele ensina Ou seja a consagração a Nossa Senhora damos tudo que temos e somos a Nossa Senhora a fim de que por ela tudo isso perto e isso é um ótimo alimento para devoção né na sua noção teológica então Claro quando se fala aqui de Entregar as coisas para Deus não devemos nos limitar ao ato de entregarmos todo a Deus como será a melhor explicado nas próximas aulas né mas devemos buscar a viver e interiormente o que não exclui sua manifestação exterior ou mais perfeitamente possível e seu espírito de submissão e dependência porque quando a escola de servir a Deus necessariamente existe essa noção de submissão Você serve alguém a quem você está Submisso de alguma forma e você depende também Porque é alguém que te dá ordens e você serve a essas ordens então a devoção como ela nos faz nos aplicarmos comprou de prontidão ao serviço de Deus na sua própria noção está incluído essa questão de submissão e dependência e às vezes a pessoa se serve das qualidades dela para Se confiar demais em si mesmo então isso faz com que ela se torne mais é soberba é se torne mais cheia de preso um são então isso faz com que ela queira não mais se submeter a Deus mas unicamente assim mesmo não é por isso que às vezes essas coisas impedem a devoção mas se vivemos bem sobretudo anteriormente é só devoção a nossa senhora tudo que temos e somos vai ser útil para alimentar a devoção ou seja tudo vai ser colocado ao serviço de Deus pelas mãos de Maria mas vamos explicar isso com o tempo bom então o que é a devoção analisamos com São Tomás O que causa a devoção analisamos também vamos analisar agora Algumas das coisas que a devoção produz né Uma das coisas que ela realiza ou seja uma bela coisa que são Tomás apresenta como efeito da devoção é o fato de ela causar em nós a alegria espiritual em si a devoção ela causa principalmente a alegria espiritual da alma a principal coisa que ela produz em nós né a devoção Mas pode acontecer que por acaso ela causa e tristeza a gente vai entender isso como é que funciona né então como expliquei anteriormente a Devoção dos enquanto que ela depende de nós né você já causa intrínseca dela e ela procede de uma dupla consideração ela nasce de uma dupla consideração primeiro da consideração da Bondade divina e dessa consideração Brota primeiramente alegria mas de forma suave e consequente dessa consideração da Bondade divina e dos benefícios de Deus nasce uma certa tristeza ou seja a tristeza de ainda não estarmos perfeitamente com Deus no céu é Aquela famosa frase de Santa teresa D'ávila morro porque não morro ou então de São Paulo né desejo Morrer para estar com Cristo Então qual é a pessoa considera a bondade de Deus né E os seus benefícios isso vai alimentar nela o amor certo é justamente o amor faz com que a gente tira cada vez mais e com mais força estar com a pessoa o nosso desejo de estar com aquilo que amamos Ou aquele que amamos estão na cada vez maior na Medida em que maior é nosso amor por ele então o que acontece a devolução ela primeiramente causa essa alegria por causa da consideração dos benefícios e da bondade de Deus mas nosso desejo de estar com ele vai se tornando tão grande que em certo sentido mais uma forma suave e doce a meditação na consideração da bondade de Deus produz essa tristeza porque a gente quer tanto está com ele que a gente vê que ainda falta a gente não sabe quando que a gente vai Finalmente para o céu para estar com ele então uma coisa bem bonita da devoção Oi e a segunda consideração na hora que Produza a devoção EA consideração dos nossos próprios defeitos ela faz o contrário já né então a consideração da Bondade Divina primeiro produtos alegria e às vezes consequentemente por acaso a tristeza o caso da consideração dos próprios defeitos ao contrário produz primeiramente a tristeza por pelo fato de nos lembrarmos dos Nossos próprios defeitos mas consequentemente acidentalmente ele causa alegria não é por causa da Esperança do auxílio Divino muito importante levar-se em consideração bom então aqui nós podemos falar de novo em Santa Teresinha do Menino Jesus né pois a forma correta de olharmos para os nossos defeitos né sempre nos levará a nos lançarmos com confiança em Deus né porque porque essa consideração boa e correta dos nossos defeitos alimenta em Nós a esperança no auxílio de Deus na ajuda de Deus Essa é a tristeza boa e quanto que amar nos laços no desespero então a pessoa que está considerando corretamente seus próprios defeitos ela vai crescer na confiança em Deus né mas a pessoa que aqui é considera de uma forma errada seus próprios efeitos ela vai se mergulhar cada vez mais no desespero no desânimo e enfim no desleixo total quer uma das consequências últimas né Ah então já que a devoção causa alegria espiritual os verdadeiros Devotos consequentemente são sempre pessoas alegres né Então ela tá interessante porque quando Santa Terezinha não podia estar presente nas recriações no Carmelo por algum motivo né as outras irmãs diziam né Nós não iremos rir hoje não é porque a irmã Teresa não está aqui então às vezes as pessoas têm uma imagem Santa Terezinha a pessoa bem extremamente tchau açúcar melancólica triste Claro Digo assim pessoas que não apareciam corretamente ela né mas é exatamente o contrário né quando ela não estava presente nas recriações as irmãs ficavam tristes porque não ia ter ninguém para fazer elas rirem então é as pessoas verdadeiramente de volta são sempre alegres bom então depois de analisarmos longamente que a devoção segundo São Tomás de Aquino Vamos ver que Que Os Outros Tantos falam né no caso São Francisco de Sales e São Luís para encerrar o a partir do que a partir de toda vez que foi dito então podemos fazer algumas precisões antes de detalharmos o que que São Francisco de Sales pensam né primeiramente o fervor Ou seja a prontidão da vontade né para se aplicar o serviço de Deus é algo diferente do sentimento de se ferrou Então são duas coisas distintas né e essas coisas podem andar juntas mas São diferentes não devemos com isso desprezar as consolações de Deus pois são ótimos instrumentos mas não devemos nos apegar a elas mas eu seja buscando as consolações de Deus ao invés do Deus as consolações Como dizia São Francisco de Sales então o fervor concreto né não necessariamente o sentimento de se ferrou deve se tornarem nós água habitual e influenciará na prática né de todos os atos do culto Divino Então deve ser algo que permanecem nós e Que dava influenciam Nossa forma de jejuar Nossa forma de rezar Nossa forma de ir para mim esse assim por diante Nossa forma de fazer qualquer outro serviço para Deus então eu vou anotar aqui algumas distinções que eu falei royo Marin faz nesse livro né para abrir Maria e é ele faz uma distinção entre 3 há três formas de enxergar devoção Tony fala da devoção substancial da devoção Acidental e por fim das práticas devocionais bom então devo usar um substancial essa noção de devoção é a que mais se aproxima da ideia de devoção em São Francisco de Sales né então o Padre Júlio Maria índice é a devoção que se encontra em uma alma de caridade fervorosa ela busca fazer o que mais agrada a Deus E da melhor forma possível ela influencia todas as outras práticas cristãs como o jejum a oração a Humildade assim por diante então lembrando a pessoa ama a Deus né o amor dela é tão forte que isso por assim dizer se faz sentir no momento em que ela quer prestar Algum serviço para o seu amigo na então a caridade acaba tendo essa influência na devoção por isso que a devolução substancial é aquela que se encontra em uma pessoa que tem uma caridade perfeita né ou seja uma pessoa que já está avançada na vida espiritual Bom então o que que São Francisco de Sales diz para entendemos que tipo de coisa ele observava quando ele falava de devoção Que tipo de realidade ele estava querendo descrever ao falar de devoção então São Francisco de Sales diz a primeira parte da filotéia no capítulo 1 a verdadeira devoção filotéia pressupõe o amor de Deus Ou melhor ela mesma é o mais perfeito amor a Deus esse amor chama-se graça porque a direção a nossa alma EA torna bege agradável aos olhos De Deus se nos dá força e ligou para praticar o bem a some o nome de caridade e se nos faz praticar o bem frequente pronta e cuidadosamente chama-se devoção e atinge então maior grau de perfeição então repetindo bem frequente pronta e cuidadosamente ou seja essa prontidão próprio era a devoção não são só as almas possuidoras de uma devoção sólida que à semelhança das águias e das Pombas exaustão se a Deus foram voo vivo Sublime e por assim dizer Incansável numa palavra a devoção não é nada mais do que uma agilidade e vivesse espiritual da qual ou a caridade opera em nós ou nós mesmos levados pela caridade operamos todo bem de que somos capazes a caridade nos faz observar todos os mandamentos de Deus sem exceção EA devoção faz com que os observemos com toda diligência e Fer vou possíveis ou seja São Francisco de Sales considera Sobre Todo Esse aspecto do fervorosa devoção né fervor esse que nos leva a Nos aplicarmos as coisas de Deus com diligência e prontidão é bem tomista essa visão dele ela seria então é um desabrochar da caridade em uma obra que se faz sentir inclusive na devoção então e quando a pessoa realmente tá com a qualidade mais perfeita ela não somente vai fazer as coisas para Deus mas nós fazer com essa ligereza né com essa viveza essa agilidade espiritual e se ferrou essa próximo prontidão da vontade então Perceba entendendo melhor são tá mais aqui espero que tenha sido compreensível a gente entende até melhor um texto de São Francisco de Sales né ele aborda de uma forma um pouco diferente mas basicamente A ideia é essa fazer as coisas para Deus com prontidão e sua devoção bom então o padre royo Marin falando sobre devoção acidental ele diz que seria a devolução dos principiantes ou seja nas pessoas que ainda não Alcançaram a perfeição Deus da a essas pessoas não certo fervor sensível para auxiliá-las a se desprenderem dos afetos mudamos pecaminosos e perigosos e ela é chamada acidental porque a pessoa não possui ainda de forma enraizada em real a devoção mas trata-se apenas de um momento de ferrou a devolução acidental é bem utilizada quando não servimos não servimos desses momentos para cultivarmos virtude e sólidas Ou seja a Pessoa ainda está nos primeiros passos para vida espiritual quando fala primeiros passos não quer dizer uma pessoa que terminou desconverter pode ser uma pessoa que tá na igreja dez anos mas que ainda não deu seus primeiros passos concretos na santidade então em relação a perfeição cristã ou seja em relação a perfeição da caridade na alma dela ela ainda é principiante né então muitas vezes claro que sobretudo como recém-convertidos aos principiantes Deus Dá esse fervor sensível inclusive mas a gente não pode dizer que essa pessoa já seja de volta mesmo porque porque a caridade ainda não está perfeita na uma dela então ela é muito suscetível né ah o vento né se as consolações um ajudar ela fazer as coisas ela faz se ela desaparecem editar aparecem também as práticas a pessoa enquanto uma pessoa que tem uma devoção substancial né se ela tiver consolações ela vai fazer as coisas para Deus muito Agradecida por esse auxílio de Deus mas se não tiver ela vai fazer mesmo assim e com a mesma fonte prontidão de vontade e com o mesmo fervor até um exemplo é mais perto de historinha que pode ajudar a entender melhor digamos por exemplo que uma pessoa uma pessoa vai fazer uma peregrinação Então você tem um objetivo sei lá chegarei no Santuário de Nossa Senhora Aparecida é uma peregrinação nosso objetivo é esse né então vou caminhar em direção a esse Objetivo só que durante o caminho Pode ser que em um certo ano o tempo esteja bom e agradável ou seja esteja um sol mas que não é tão forte e seja tem um vento ali enfim é agradável andar né até esse objetivo que é o Santuário de Nossa Senhora Aparecida Então todo o contexto facilita a caminhada né digamos A companhia é boa nós temos bons amigos que estão Caminhando com a gente todo contribui para que seja fácil né chegar ao objetivo Mas podem ter certo É mas tá chovendo o tempo vai estar fechado vai estar muito difícil de andar a gente tá meio doente já então já foi uma imprudência atraído para eliminação é Brincadeiras à parte né vou levar um pouco a série também mas enfim dependendo do caso obviamente né É digamos também que a companhia é chata tem aquela pessoa que a gente não se dá bem que tá andando do nosso lado o tempo todo então é tudo contribui para que a caminhada seja Cada vez mais difícil né seja chata pesada difícil de parece que a gente nunca vai chegar lá mas no final das contas só que a gente caminho mesmo assim então a pessoa de volta ela é assim né se o tempo estiver bom ou seja se tudo auxiliar é para que ela chega com mais facilidade a objetivo dela né que é servir a Deus se aplicar ao serviço de Deus ela vai Alegremente fazer isso é porque toda estava facilitando a e se tu tiver contrário a Ela né Se ela não tem Consolação se tudo para está difícil mas mesmo assim ela continua andando em direção a esse e Isso mostra que ela tem uma devoção substancial ou seja quer chova quer faça só que aconteça o que acontecer ela se mantém fiel a Deus o que não acontece com uma pessoa de devoção acidental bom e depois tem as devoções particulares é a última precisão que o Padre Marinho faz né Padre Fábio Marinho ele fala que que se trata nesse caso eu Te mandei de uma prática específica né como o Rosário MA novena e assim por diante e ele faz o seguinte comentário aqui é interessante a gente não vai aprofundar isso aqui a gente vai analisar isso depois Mas é interessante é E ele disse sobre as práticas de devoção cabe aos sacerdotes e diretores de alma de almas iluminar e dirigir aos fiéis com o fim de assegurar as devoções abençoadas autorizadas pela igreja sua Plena eficácia espiritual primeira coisa que um Palio direita vai fazer assegurar que as práticas que a pessoa está lotando e estejam sendo frutíferas objetivo não É só praticar as coisas como os fariseus mas praticar com frutos elas certo e apartar os defeitos ou de viações que às vezes acreditam às vezes aos olhos dos não-católicos inclusive de qualquer pessoa sensata ou seja seja aquele fato de tornar a devoção ridícula aos pagãos tem pessoas Que a forma delas e praticar a devoção acabar ridicularizando né a devoção aqueles que não são de voltas e isso começa a afastar essas pessoas a devoção a fazer tem gente que será sobretudo para homem sei que uma coisa bem estranha que querem parecer né é de voltas e não serem de volta de Fato né eles querem aparecer então acontece que às vezes a gente começa a adotar um perfil de uma pessoa de volta a fim de que os outros começa a Considerar essa pessoa né ele no caso é uma pessoa de volta então sei lá a pessoa sabe que se ele começa a rezar com o ombro todo encolhido pescoço torto todo mundo vai começar a olhar para ela com a certa admiração né mais uma pessoa sem falta ou um Pagão vai dar para que ele vai achar ridículo né Então essa forma de praticar a piedade da pessoa que é afetada né não tem outra palavra para isso vai acabar Afastando outras pessoas da verdadeira devoção né Por causa desse É nesse Espantalho que essa pessoa o Max para da devoção essa observação interessante né sobre todo momento de aplicar é o uso de algumas práticas exteriores da devoção que a proposta por São Luís né ou por qualquer outro Santo obviamente é vão ter formas ridículas as vezes de praticar o uso da corrente Existe uma forma aqui é bela e que admirável que é regrada pela modéstia mas existem outras Que vão ridicularizando né Às vezes a pessoa coloca cadeado de enorme mesmo cadeado às vezes Será que você coloca no pneu de carro né para prender a corrente dela obviamente uma pessoa sensata que vai ver isso vai achar ridículo e muita gente vai acabar se afastando não é da devoção a consagração a Nossa Senhora por causa dessas atitudes indiscretas né e ridículas de fato é mais enfim nós vamos abordar esse melhor depois mas é um comentário interessante primeiro Quase royo Marin colocar os e como referência nisso e segundo é o modo de querer assegurar os frutos e não ridicularizar essas coisas santas né Então finalmente depois de uma hora e não sei quanto tempo falando né falemos finalmente da devoção segunda São Luis de montfort a verdadeira devoção então depois de toda essa longa análise sobre a devoção e apoiados em uma noção correta sobre a linguagem ou seja onde devemos buscar entender o que o autor Estava querendo dizer com aquilo qual realidade estava ele tentando descrever com seu vocabulário né podemos fazer as seguintes observações ao falarmos da devoção na linguagem São Luis de montfort né então repetindo São Tomás quando falava de devoção que que ele tinha em mente uma pessoa né que se aplica com prontidão ao serviço de Deus no ato da vontade pelo qual a pessoa se aplica comprou a serviço de Deus São Francisco de Sales quando ele falava de Devoção à ele tinha isso em mente de uma forma um pouco mais com algumas nuances a mais né outro aspecto da coisa mas em São Luís que que ele pensava quando ele falava de devoção a nossa senhora não é que ele tinha em mente ao falar disso bom então a primeira coisa é um é a dificuldade está no fato de São Luís não tem deixado uma definição Claro né do que significa para ele devoção a gente ler ler ler a gente não encontra De a devoção é isso né No entanto lendo seus escritos podemos observar os seguintes elementos que nos fazem compreender o que ele tinha em mente quando ele falava de devoção a nossa senhora né faz primeiro trecho a sobretudo Resumindo uma ideia Central que apresenta no livro O Segredo de Maria né E também o resto vocês vão perceber para quem já leu tratado da verdadeira devoção se encontra claramente no Tratado eu estou tentando Resumir aqui na então é um resumo meu não é do pensamento de São Luís busquei ser o mais fiel possível ao pensamento dele tá tentarmos entender que que ele tem em mente quando ele fala de devoção bom então a primeira coisa considerando toda a criação de Deus seu projeto para o homem e o modo como sua sabedoria e bondade dispôs as coisas para que o homem se salve ou seja os critérios estabelecidos por Deus para a salvação São Luís percebe que nossa senhora Maria Santíssima tem um papel singular e único na vida do homem para que ele consiga se salvar e isso não por uma necessidade absoluta mas for uma necessidade hipotética ou seja e por uma livre de exposição da vontade de Deus que quis que as coisas fossem assim então nós levamos em conta as coisas tais como elas são né Deus quis assim então vamos analisar o modo como ele quis as coisas ele quis assim livremente né É isso que a gente leva em Conta a devoção a nossa senhora consistirá então segundo são meu irmão foco em todo o conjunto de coisas que engloba ou que deve englobar a nossa relação com nossa senhora ou seja para nos conformarmos plenamente ao plano de Deus por nós devemos fundados nessa mesma vontade de Vina nos relacionar de uma forma singular a Nossa Senhora a fim de que nós batizados possamos viver plenamente Nossa filiação divina O ex aqui então os elementos né que São Luís tenta apresentar na devoção a nossa senhora primeira coisa a devolução se refere a tudo o que envolve nossa relação com Nossa Senhora né Por exemplo ela é Nossa mãe é Nossa Senhora ela é Medianeira das Graças então isso tem consequências práticas na nossa forma de nos relacionarmos a ela e assim por diante segunda coisa essa relação é única e singular é porque se Funda na revelação ou seja Nesse conversar de Deus conosco nos contando coisas por um lado algumas a gente podia descobrir com as forças da própria razão Depois eu vejo isso explica isso melhor em outra aula mas outras só é possível descobrir porque ele quis nos revelar né e terceiro elemento essa revelação nos diz a importância EA necessidade que Deus quis dar a Maria livremente obviamente na obra da Redenção né O que envolve a questão do Culto que cidade a nossa senhora quer um culto de hiperdulia que será explicado em outras aulas e muitas outras consequências práticas na nossa devoção a nossa senhora e por fim todas essas coisas tendo sido levadas em consideração a verdadeira devoção a nossa senhora ou em outras palavras o significado verdadeiro de devoção em São Luís mor O que significa uma devolução será interior terna Santa constante e Desinteressada na então tem todos os capítulos onde São Luis aborda essa questão ou seja alguém da a Maria o lugar que ela deve ter em nossas vidas por vontade de Deus quando esse alguém né cumprir todas essas coisas cumprir todas essas coisas em sua relação com a querida mãe do céu a devoção consiste em dar a Maria o lugar que Deus quer que ela tenha em nossas vidas lugar que exigirá uma união interior e honras e observe que eles exteriores e assim por Diante então é todo uma forma de se relacionar a nossa senhora tanto interiormente quanto exteriormente e se Funda na vontade de Deus em outras palavras a devoção a nossa senhora é isso a devoção verdadeira para São Luís será essa relação que um filho de Maria tem para com ela relação à o interior terna Santa constante e desinteressada a devolução seria por fim essa forma de ir a Jesus concretamente por Maria concretamente Não apenas com a língua ou por palavras mas em Altos em verdade então tendo isso bem em mente será mais fácil abordar depois outras questões do tratado Então espera não ter desencorajado todo mundo né Depois dessa aula super específico entrando em detalhes teológicos de linguagem tudo mais mas basicamente é isso é importante entendermos né quando a gente lê em vários autores diferentes a palavra devoção a gente não tem que pensar que necessariamente todo mundo tá Falando a mesma coisa com as mesmas idéias né Nós devemos buscar entender o pensamento do autor né Que tipo de coisa ele tá querendo de escrever certo então se eu for tentar de escrever para vocês como é que essa sala eu estou observando eu estou tentando descrever algo que eu estou aqui de certa forma faz parte do meu conhecimento meu conhecimento de como que é essa sala então isso é muito importante na hora de interpretar alguns textos de São Luís né que que será que São Luís tem em mente quando ele fala fazer tudo em Maria né porque às vezes a pessoa não consegue ter essa mentalidade na hora de de um texto Então ela começa a imaginar uma coisa bem munda da Imaginação né nossa eu vou toda vez que eu fechar o olho parece que eu vou voar né para o terceiro céu e voltar lá no Paraíso terrestre com Nossa Senhora e assim por diante né então às vezes a gente encontra nos sonhos bem estranhas né de de práticas interiores sobretudo Justamente por essa falta de compreensão da linguagem e foi isso que eu quis explicar né em Santos diferentes Às vezes a gente encontra é precisões diferentes sobre a evolução apesar de tudo a gente vê uma semelhança entre essas palavras e eu quis se resumir a isso né quando São Luiz fala de decoração é sobretudo para falar da nossa relação com a nossa senhora né da forma como Deus quer que ela é tenha influência a nossa vida

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