A Consagração a Nossa Senhora - A devoção transcriçao restante

 Seu interesse em impedir que as pessoas sejam verdadeiramente de voltas de Nossa Senhora e por fim nossa senhora quer nos ajudar porque ela é Nossa mãe e nos ama EA que eu gostaria de citar São Luís vocês se encontram esse novo paragrafo 202 do tratado ele disse juntai se puderdes num só coração de mãe e para com o único filho todo o amor natural que as mães do mundo inteiro tem pelos seus filhos certamente essa mãe é Mara muito esse filho no entanto verdade é

Que Maria a e ainda mais treinamento seus filhos do que aquela mãe a Maria o seu bom então aqui no que se refere à a meditação devemos meditar na bondade de Deus e na nossa fraqueza para alimentarmos a devoção ah e também são tão mais fala justamente nesse nessa Perspectiva da meditação da Necessidade que nós temos das coisas sensíveis para nos tornarmos mais de voltas Bom então solta mais ele explica no seguinte a necessidade que temos das coisas sensíveis para nos elevarmos ao amor das coisas invisíveis ele diz as coisas divinas você já celestes em si são as que mais tem força para nos respeitar o amor e consequentemente a devoção no entanto por causa da fraqueza da mente humana assim como ela precisa de mamão condutor ou seja algo que nos puxam para o conhecimento das coisas divinas celestes Assim também para se mover ao amor ela precisa de coisas sensíveis ou seja nossa inteligência ela não consegue penetrar diretamente ela as coisas celestes ela precisa do auxílio das coisas sensíveis e entre essas coisas sensíveis se encontra sobretudo ou seja primeiramente a humanidade de Cristo como está escrito no prefácio de Natal a fim de que assim como o conhecemos a Deus de uma forma visível pelo nascimento de Nosso Senhor Que assim sejamos Arrebatados ao amor das coisas invisíveis ou seja outras coisas celestes e é por isso continuação tô massa que as coisas que pertencem a humanidade de Cristo como que uma mão condutora são as que mais nos excitam a devoção então um exemplo de algo ligado a humanidade de Nosso Senhor que tem uma força única para nos atrair o amor de Deus exemplo dado pelo próprio São Tomás é a sua santíssima paixão é uma coisa Sensível Ou seja a Paixão de Cristo que tem uma força e uma graça única para nos atrair ao amor de Deus bom então ela particularmente é capaz de operar esse ardor e fervor da caridade e assim por consequência a devoção então santa mais explica aqui que de todas as coisas sensíveis que podemos encontrar aquela que mais nos atrai ao amor das coisas celestes é a humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo consequência disso e se estamos com pouca devoção se a Nossa devoção é fria se nós não estamos ardendo de amor pelas coisas de Deus provavelmente é porque estamos longe da meditação da humanidade de Nosso Senhor algum mistério da nossa da vida de Nosso Senhor estamos negligenciando meditar o dom de todo interesse da devoção a nossa senhora que é o que mais poderosamente nos conduz a Jesus Cristo em sua santíssima humanidade a the exam primary ama a Jesus por Maria então é um rápido comentário é interessante que Essa questão né da meditação da humanidade nosso Senhor na época de Santa teresa D'ávila existe um existe uma certa corrente de pessoas de vida espiritual mestres de vida espiritual que tentava afastar as pessoas da meditação da Sagrada humanidade de Nosso Senhor eles diziam que algumas pessoas tinham chegado uma contemplação tão alta que eles não somente não precisavam mas não deveriam pensar na humanidade do verbo encarnado Ou seja a pessoa ficou tão Santa que ela pode se esquecer de Jesus encontra as palavras e nosso senhor aparecendo para Santa teresa D'ávila né no caso e ela fala isso durante vários e em vários momentos da vida dela nosso senhor insistiu né claramente para ela que ela não deveria se afastar da da devoção a sua Sagrada humanidade e que disso Depende a Santificação deve mesmo a salvação dela certa então foi uma coisa que nosso senhor assistiu bastante para Santa teresa D'ávila e que de fato corrigiu em muitos lugares apesar de certos elementos desse erro ainda terem se repercutido posteriormente na história da espiritualidade Mas é isso ajudou bastante as pessoas a não desviaram o olhar delas é de Nosso Senhor então mais um motivo para abraçar nos corretamente a devoção a nossa senhora Cadê você na nossa senhora vai nos amarrar a Jesus Cristo na sua Sagrada Humanidade e assim nós seremos de voltas né porque é a humanidade de Cristo que mais tem poder para nos tornar de votos de e sensíveis que podemos encontrar bom então uma outra coisa interessante que são tão mais a borda né lembrando primeira coisa que falamos O que é a devoção agora estamos nessa questão do que causa a devoção certo então falamos da meditação da bondade de Deus dos nossos defeitos falamos de como que de todos os temas de Meditação aquele que mais nos atrai é particularmente a a humanidade de nosso Senhor e agora também tem outra questão que é ligada né a meditação e logo a devoção não é trata-se da ciência ou seja do conhecimento e da cultura da pessoa a hora né O que alguns perguntavam se a meditação EA contemplação é o que de nossa parte é exigido para que alimentemos a devoção podemos pensar então que as pessoas mais inteligentes e As que são mais capazes de fazer muitas reflexões só elas poderão ser de voltas e São Tomás explica que as vezes de fato a ciência ou qualquer outro tipo de grandeza de uma pessoa qualquer outro tipo de perfeição acaba se tornando uma ocasião para que a pessoa se confie é pra que a pessoa confie e se apoia em si mesmo e é por isso que a pessoa não se entrega totalmente a Deus o que é o próprio da devoção né Se entregar ao serviço de Deus Bom então às vezes essas coisas por acaso né acabam e pedindo a devolução porque porque a pessoa baseada nisso ela começa a confiar mais em ser do que na força de Deus e por isso que ela se torna menos menos de volta no entanto se o homem subir médico perfeitamente a Deus sua ciência ou qualquer outra perfeição que ele tenha isso fará com que sua devoção aumente o erro aqui está no fato da pessoa querer se apoiar em si mesmo certo mas sim nós pegamos tudo de Belo que temos e colocamos aos pés de Deus a serviço dele né ao invés de nos atrapalhar na devoção e isso vai nos ajudar e aqui temos um novo Ponto de Encontro com a doutrina de São Luís né então pela devoção que ele ensina Ou seja a consagração a Nossa Senhora damos tudo que temos e somos a Nossa Senhora a fim de que por ela tudo isso perto e isso é um ótimo alimento para devoção né na sua noção teológica então Claro quando se fala aqui de Entregar as coisas para Deus não devemos nos limitar ao ato de entregarmos todo a Deus como será a melhor explicado nas próximas aulas né mas devemos buscar a viver e interiormente o que não exclui sua manifestação exterior ou mais perfeitamente possível e seu espírito de submissão e dependência porque quando a escola de servir a Deus necessariamente existe essa noção de submissão Você serve alguém a quem você está Submisso de alguma forma e você depende também Porque é alguém que te dá ordens e você serve a essas ordens então a devoção como ela nos faz nos aplicarmos comprou de prontidão ao serviço de Deus na sua própria noção está incluído essa questão de submissão e dependência e às vezes a pessoa se serve das qualidades dela para Se confiar demais em si mesmo então isso faz com que ela se torne mais é soberba é se torne mais cheia de preso um são então isso faz com que ela queira não mais se submeter a Deus mas unicamente assim mesmo não é por isso que às vezes essas coisas impedem a devoção mas se vivemos bem sobretudo anteriormente é só devoção a nossa senhora tudo que temos e somos vai ser útil para alimentar a devoção ou seja tudo vai ser colocado ao serviço de Deus pelas mãos de Maria mas vamos explicar isso com o tempo bom então o que é a devoção analisamos com São Tomás O que causa a devoção analisamos também vamos analisar agora Algumas das coisas que a devoção produz né Uma das coisas que ela realiza ou seja uma bela coisa que são Tomás apresenta como efeito da devoção é o fato de ela causar em nós a alegria espiritual em si a devoção ela causa principalmente a alegria espiritual da alma a principal coisa que ela produz em nós né a devoção Mas pode acontecer que por acaso ela causa e tristeza a gente vai entender isso como é que funciona né então como expliquei anteriormente a Devoção dos enquanto que ela depende de nós né você já causa intrínseca dela e ela procede de uma dupla consideração ela nasce de uma dupla consideração primeiro da consideração da Bondade divina e dessa consideração Brota primeiramente alegria mas de forma suave e consequente dessa consideração da Bondade divina e dos benefícios de Deus nasce uma certa tristeza ou seja a tristeza de ainda não estarmos perfeitamente com Deus no céu é Aquela famosa frase de Santa teresa D'ávila morro porque não morro ou então de São Paulo né desejo Morrer para estar com Cristo Então qual é a pessoa considera a bondade de Deus né E os seus benefícios isso vai alimentar nela o amor certo é justamente o amor faz com que a gente tira cada vez mais e com mais força estar com a pessoa o nosso desejo de estar com aquilo que amamos Ou aquele que amamos estão na cada vez maior na Medida em que maior é nosso amor por ele então o que acontece a devolução ela primeiramente causa essa alegria por causa da consideração dos benefícios e da bondade de Deus mas nosso desejo de estar com ele vai se tornando tão grande que em certo sentido mais uma forma suave e doce a meditação na consideração da bondade de Deus produz essa tristeza porque a gente quer tanto está com ele que a gente vê que ainda falta a gente não sabe quando que a gente vai Finalmente para o céu para estar com ele então uma coisa bem bonita da devoção Oi e a segunda consideração na hora que Produza a devoção EA consideração dos nossos próprios defeitos ela faz o contrário já né então a consideração da Bondade Divina primeiro produtos alegria e às vezes consequentemente por acaso a tristeza o caso da consideração dos próprios defeitos ao contrário produz primeiramente a tristeza por pelo fato de nos lembrarmos dos Nossos próprios defeitos mas consequentemente acidentalmente ele causa alegria não é por causa da Esperança do auxílio Divino muito importante levar-se em consideração bom então aqui nós podemos falar de novo em Santa Teresinha do Menino Jesus né pois a forma correta de olharmos para os nossos defeitos né sempre nos levará a nos lançarmos com confiança em Deus né porque porque essa consideração boa e correta dos nossos defeitos alimenta em Nós a esperança no auxílio de Deus na ajuda de Deus Essa é a tristeza boa e quanto que amar nos laços no desespero então a pessoa que está considerando corretamente seus próprios defeitos ela vai crescer na confiança em Deus né mas a pessoa que aqui é considera de uma forma errada seus próprios efeitos ela vai se mergulhar cada vez mais no desespero no desânimo e enfim no desleixo total quer uma das consequências últimas né Ah então já que a devoção causa alegria espiritual os verdadeiros Devotos consequentemente são sempre pessoas alegres né Então ela tá interessante porque quando Santa Terezinha não podia estar presente nas recriações no Carmelo por algum motivo né as outras irmãs diziam né Nós não iremos rir hoje não é porque a irmã Teresa não está aqui então às vezes as pessoas têm uma imagem Santa Terezinha a pessoa bem extremamente tchau açúcar melancólica triste Claro Digo assim pessoas que não apareciam corretamente ela né mas é exatamente o contrário né quando ela não estava presente nas recriações as irmãs ficavam tristes porque não ia ter ninguém para fazer elas rirem então é as pessoas verdadeiramente de volta são sempre alegres bom então depois de analisarmos longamente que a devoção segundo São Tomás de Aquino Vamos ver que Que Os Outros Tantos falam né no caso São Francisco de Sales e São Luís para encerrar o a partir do que a partir de toda vez que foi dito então podemos fazer algumas precisões antes de detalharmos o que que São Francisco de Sales pensam né primeiramente o fervor Ou seja a prontidão da vontade né para se aplicar o serviço de Deus é algo diferente do sentimento de se ferrou Então são duas coisas distintas né e essas coisas podem andar juntas mas São diferentes não devemos com isso desprezar as consolações de Deus pois são ótimos instrumentos mas não devemos nos apegar a elas mas eu seja buscando as consolações de Deus ao invés do Deus as consolações Como dizia São Francisco de Sales então o fervor concreto né não necessariamente o sentimento de se ferrou deve se tornarem nós água habitual e influenciará na prática né de todos os atos do culto Divino Então deve ser algo que permanecem nós e Que dava influenciam Nossa forma de jejuar Nossa forma de rezar Nossa forma de ir para mim esse assim por diante Nossa forma de fazer qualquer outro serviço para Deus então eu vou anotar aqui algumas distinções que eu falei royo Marin faz nesse livro né para abrir Maria e é ele faz uma distinção entre 3 há três formas de enxergar devoção Tony fala da devoção substancial da devoção Acidental e por fim das práticas devocionais bom então devo usar um substancial essa noção de devoção é a que mais se aproxima da ideia de devoção em São Francisco de Sales né então o Padre Júlio Maria índice é a devoção que se encontra em uma alma de caridade fervorosa ela busca fazer o que mais agrada a Deus E da melhor forma possível ela influencia todas as outras práticas cristãs como o jejum a oração a Humildade assim por diante então lembrando a pessoa ama a Deus né o amor dela é tão forte que isso por assim dizer se faz sentir no momento em que ela quer prestar Algum serviço para o seu amigo na então a caridade acaba tendo essa influência na devoção por isso que a devolução substancial é aquela que se encontra em uma pessoa que tem uma caridade perfeita né ou seja uma pessoa que já está avançada na vida espiritual Bom então o que que São Francisco de Sales diz para entendemos que tipo de coisa ele observava quando ele falava de devoção Que tipo de realidade ele estava querendo descrever ao falar de devoção então São Francisco de Sales diz a primeira parte da filotéia no capítulo 1 a verdadeira devoção filotéia pressupõe o amor de Deus Ou melhor ela mesma é o mais perfeito amor a Deus esse amor chama-se graça porque a direção a nossa alma EA torna bege agradável aos olhos De Deus se nos dá força e ligou para praticar o bem a some o nome de caridade e se nos faz praticar o bem frequente pronta e cuidadosamente chama-se devoção e atinge então maior grau de perfeição então repetindo bem frequente pronta e cuidadosamente ou seja essa prontidão próprio era a devoção não são só as almas possuidoras de uma devoção sólida que à semelhança das águias e das Pombas exaustão se a Deus foram voo vivo Sublime e por assim dizer Incansável numa palavra a devoção não é nada mais do que uma agilidade e vivesse espiritual da qual ou a caridade opera em nós ou nós mesmos levados pela caridade operamos todo bem de que somos capazes a caridade nos faz observar todos os mandamentos de Deus sem exceção EA devoção faz com que os observemos com toda diligência e Fer vou possíveis ou seja São Francisco de Sales considera Sobre Todo Esse aspecto do fervorosa devoção né fervor esse que nos leva a Nos aplicarmos as coisas de Deus com diligência e prontidão é bem tomista essa visão dele ela seria então é um desabrochar da caridade em uma obra que se faz sentir inclusive na devoção então e quando a pessoa realmente tá com a qualidade mais perfeita ela não somente vai fazer as coisas para Deus mas nós fazer com essa ligereza né com essa viveza essa agilidade espiritual e se ferrou essa próximo prontidão da vontade então Perceba entendendo melhor são tá mais aqui espero que tenha sido compreensível a gente entende até melhor um texto de São Francisco de Sales né ele aborda de uma forma um pouco diferente mas basicamente A ideia é essa fazer as coisas para Deus com prontidão e sua devoção bom então o padre royo Marin falando sobre devoção acidental ele diz que seria a devolução dos principiantes ou seja nas pessoas que ainda não Alcançaram a perfeição Deus da a essas pessoas não certo fervor sensível para auxiliá-las a se desprenderem dos afetos mudamos pecaminosos e perigosos e ela é chamada acidental porque a pessoa não possui ainda de forma enraizada em real a devoção mas trata-se apenas de um momento de ferrou a devolução acidental é bem utilizada quando não servimos não servimos desses momentos para cultivarmos virtude e sólidas Ou seja a Pessoa ainda está nos primeiros passos para vida espiritual quando fala primeiros passos não quer dizer uma pessoa que terminou desconverter pode ser uma pessoa que tá na igreja dez anos mas que ainda não deu seus primeiros passos concretos na santidade então em relação a perfeição cristã ou seja em relação a perfeição da caridade na alma dela ela ainda é principiante né então muitas vezes claro que sobretudo como recém-convertidos aos principiantes Deus Dá esse fervor sensível inclusive mas a gente não pode dizer que essa pessoa já seja de volta mesmo porque porque a caridade ainda não está perfeita na uma dela então ela é muito suscetível né ah o vento né se as consolações um ajudar ela fazer as coisas ela faz se ela desaparecem editar aparecem também as práticas a pessoa enquanto uma pessoa que tem uma devoção substancial né se ela tiver consolações ela vai fazer as coisas para Deus muito Agradecida por esse auxílio de Deus mas se não tiver ela vai fazer mesmo assim e com a mesma fonte prontidão de vontade e com o mesmo fervor até um exemplo é mais perto de historinha que pode ajudar a entender melhor digamos por exemplo que uma pessoa uma pessoa vai fazer uma peregrinação Então você tem um objetivo sei lá chegarei no Santuário de Nossa Senhora Aparecida é uma peregrinação nosso objetivo é esse né então vou caminhar em direção a esse Objetivo só que durante o caminho Pode ser que em um certo ano o tempo esteja bom e agradável ou seja esteja um sol mas que não é tão forte e seja tem um vento ali enfim é agradável andar né até esse objetivo que é o Santuário de Nossa Senhora Aparecida Então todo o contexto facilita a caminhada né digamos A companhia é boa nós temos bons amigos que estão Caminhando com a gente todo contribui para que seja fácil né chegar ao objetivo Mas podem ter certo É mas tá chovendo o tempo vai estar fechado vai estar muito difícil de andar a gente tá meio doente já então já foi uma imprudência atraído para eliminação é Brincadeiras à parte né vou levar um pouco a série também mas enfim dependendo do caso obviamente né É digamos também que a companhia é chata tem aquela pessoa que a gente não se dá bem que tá andando do nosso lado o tempo todo então é tudo contribui para que a caminhada seja Cada vez mais difícil né seja chata pesada difícil de parece que a gente nunca vai chegar lá mas no final das contas só que a gente caminho mesmo assim então a pessoa de volta ela é assim né se o tempo estiver bom ou seja se tudo auxiliar é para que ela chega com mais facilidade a objetivo dela né que é servir a Deus se aplicar ao serviço de Deus ela vai Alegremente fazer isso é porque toda estava facilitando a e se tu tiver contrário a Ela né Se ela não tem Consolação se tudo para está difícil mas mesmo assim ela continua andando em direção a esse e Isso mostra que ela tem uma devoção substancial ou seja quer chova quer faça só que aconteça o que acontecer ela se mantém fiel a Deus o que não acontece com uma pessoa de devoção acidental bom e depois tem as devoções particulares é a última precisão que o Padre Marinho faz né Padre Fábio Marinho ele fala que que se trata nesse caso eu Te mandei de uma prática específica né como o Rosário MA novena e assim por diante e ele faz o seguinte comentário aqui é interessante a gente não vai aprofundar isso aqui a gente vai analisar isso depois Mas é interessante é E ele disse sobre as práticas de devoção cabe aos sacerdotes e diretores de alma de almas iluminar e dirigir aos fiéis com o fim de assegurar as devoções abençoadas autorizadas pela igreja sua Plena eficácia espiritual primeira coisa que um Palio direita vai fazer assegurar que as práticas que a pessoa está lotando e estejam sendo frutíferas objetivo não É só praticar as coisas como os fariseus mas praticar com frutos elas certo e apartar os defeitos ou de viações que às vezes acreditam às vezes aos olhos dos não-católicos inclusive de qualquer pessoa sensata ou seja seja aquele fato de tornar a devoção ridícula aos pagãos tem pessoas Que a forma delas e praticar a devoção acabar ridicularizando né a devoção aqueles que não são de voltas e isso começa a afastar essas pessoas a devoção a fazer tem gente que será sobretudo para homem sei que uma coisa bem estranha que querem parecer né é de voltas e não serem de volta de Fato né eles querem aparecer então acontece que às vezes a gente começa a adotar um perfil de uma pessoa de volta a fim de que os outros começa a Considerar essa pessoa né ele no caso é uma pessoa de volta então sei lá a pessoa sabe que se ele começa a rezar com o ombro todo encolhido pescoço torto todo mundo vai começar a olhar para ela com a certa admiração né mais uma pessoa sem falta ou um Pagão vai dar para que ele vai achar ridículo né Então essa forma de praticar a piedade da pessoa que é afetada né não tem outra palavra para isso vai acabar Afastando outras pessoas da verdadeira devoção né Por causa desse É nesse Espantalho que essa pessoa o Max para da devoção essa observação interessante né sobre todo momento de aplicar é o uso de algumas práticas exteriores da devoção que a proposta por São Luís né ou por qualquer outro Santo obviamente é vão ter formas ridículas as vezes de praticar o uso da corrente Existe uma forma aqui é bela e que admirável que é regrada pela modéstia mas existem outras Que vão ridicularizando né Às vezes a pessoa coloca cadeado de enorme mesmo cadeado às vezes Será que você coloca no pneu de carro né para prender a corrente dela obviamente uma pessoa sensata que vai ver isso vai achar ridículo e muita gente vai acabar se afastando não é da devoção a consagração a Nossa Senhora por causa dessas atitudes indiscretas né e ridículas de fato é mais enfim nós vamos abordar esse melhor depois mas é um comentário interessante primeiro Quase royo Marin colocar os e como referência nisso e segundo é o modo de querer assegurar os frutos e não ridicularizar essas coisas santas né Então finalmente depois de uma hora e não sei quanto tempo falando né falemos finalmente da devoção segunda São Luis de montfort a verdadeira devoção então depois de toda essa longa análise sobre a devoção e apoiados em uma noção correta sobre a linguagem ou seja onde devemos buscar entender o que o autor Estava querendo dizer com aquilo qual realidade estava ele tentando descrever com seu vocabulário né podemos fazer as seguintes observações ao falarmos da devoção na linguagem São Luis de montfort né então repetindo São Tomás quando falava de devoção que que ele tinha em mente uma pessoa né que se aplica com prontidão ao serviço de Deus no ato da vontade pelo qual a pessoa se aplica comprou a serviço de Deus São Francisco de Sales quando ele falava de Devoção à ele tinha isso em mente de uma forma um pouco mais com algumas nuances a mais né outro aspecto da coisa mas em São Luís que que ele pensava quando ele falava de devoção a nossa senhora não é que ele tinha em mente ao falar disso bom então a primeira coisa é um é a dificuldade está no fato de São Luís não tem deixado uma definição Claro né do que significa para ele devoção a gente ler ler ler a gente não encontra De a devoção é isso né No entanto lendo seus escritos podemos observar os seguintes elementos que nos fazem compreender o que ele tinha em mente quando ele falava de devoção a nossa senhora né faz primeiro trecho a sobretudo Resumindo uma ideia Central que apresenta no livro O Segredo de Maria né E também o resto vocês vão perceber para quem já leu tratado da verdadeira devoção se encontra claramente no Tratado eu estou tentando Resumir aqui na então é um resumo meu não é do pensamento de São Luís busquei ser o mais fiel possível ao pensamento dele tá tentarmos entender que que ele tem em mente quando ele fala de devoção bom então a primeira coisa considerando toda a criação de Deus seu projeto para o homem e o modo como sua sabedoria e bondade dispôs as coisas para que o homem se salve ou seja os critérios estabelecidos por Deus para a salvação São Luís percebe que nossa senhora Maria Santíssima tem um papel singular e único na vida do homem para que ele consiga se salvar e isso não por uma necessidade absoluta mas for uma necessidade hipotética ou seja e por uma livre de exposição da vontade de Deus que quis que as coisas fossem assim então nós levamos em conta as coisas tais como elas são né Deus quis assim então vamos analisar o modo como ele quis as coisas ele quis assim livremente né É isso que a gente leva em Conta a devoção a nossa senhora consistirá então segundo são meu irmão foco em todo o conjunto de coisas que engloba ou que deve englobar a nossa relação com nossa senhora ou seja para nos conformarmos plenamente ao plano de Deus por nós devemos fundados nessa mesma vontade de Vina nos relacionar de uma forma singular a Nossa Senhora a fim de que nós batizados possamos viver plenamente Nossa filiação divina O ex aqui então os elementos né que São Luís tenta apresentar na devoção a nossa senhora primeira coisa a devolução se refere a tudo o que envolve nossa relação com Nossa Senhora né Por exemplo ela é Nossa mãe é Nossa Senhora ela é Medianeira das Graças então isso tem consequências práticas na nossa forma de nos relacionarmos a ela e assim por diante segunda coisa essa relação é única e singular é porque se Funda na revelação ou seja Nesse conversar de Deus conosco nos contando coisas por um lado algumas a gente podia descobrir com as forças da própria razão Depois eu vejo isso explica isso melhor em outra aula mas outras só é possível descobrir porque ele quis nos revelar né e terceiro elemento essa revelação nos diz a importância EA necessidade que Deus quis dar a Maria livremente obviamente na obra da Redenção né O que envolve a questão do Culto que cidade a nossa senhora quer um culto de hiperdulia que será explicado em outras aulas e muitas outras consequências práticas na nossa devoção a nossa senhora e por fim todas essas coisas tendo sido levadas em consideração a verdadeira devoção a nossa senhora ou em outras palavras o significado verdadeiro de devoção em São Luís mor O que significa uma devolução será interior terna Santa constante e Desinteressada na então tem todos os capítulos onde São Luis aborda essa questão ou seja alguém da a Maria o lugar que ela deve ter em nossas vidas por vontade de Deus quando esse alguém né cumprir todas essas coisas cumprir todas essas coisas em sua relação com a querida mãe do céu a devoção consiste em dar a Maria o lugar que Deus quer que ela tenha em nossas vidas lugar que exigirá uma união interior e honras e observe que eles exteriores e assim por Diante então é todo uma forma de se relacionar a nossa senhora tanto interiormente quanto exteriormente e se Funda na vontade de Deus em outras palavras a devoção a nossa senhora é isso a devoção verdadeira para São Luís será essa relação que um filho de Maria tem para com ela relação à o interior terna Santa constante e desinteressada a devolução seria por fim essa forma de ir a Jesus concretamente por Maria concretamente Não apenas com a língua ou por palavras mas em Altos em verdade então tendo isso bem em mente será mais fácil abordar depois outras questões do tratado Então espera não ter desencorajado todo mundo né Depois dessa aula super específico entrando em detalhes teológicos de linguagem tudo mais mas basicamente é isso é importante entendermos né quando a gente lê em vários autores diferentes a palavra devoção a gente não tem que pensar que necessariamente todo mundo tá Falando a mesma coisa com as mesmas idéias né Nós devemos buscar entender o pensamento do autor né Que tipo de coisa ele tá querendo de escrever certo então se eu for tentar de escrever para vocês como é que essa sala eu estou observando eu estou tentando descrever algo que eu estou aqui de certa forma faz parte do meu conhecimento meu conhecimento de como que é essa sala então isso é muito importante na hora de interpretar alguns textos de São Luís né que que será que São Luís tem em mente quando ele fala fazer tudo em Maria né porque às vezes a pessoa não consegue ter essa mentalidade na hora de de um texto Então ela começa a imaginar uma coisa bem munda da Imaginação né nossa eu vou toda vez que eu fechar o olho parece que eu vou voar né para o terceiro céu e voltar lá no Paraíso terrestre com Nossa Senhora e assim por diante né então às vezes a gente encontra nos sonhos bem estranhas né de de práticas interiores sobretudo Justamente por essa falta de compreensão da linguagem e foi isso que eu quis explicar né em Santos diferentes Às vezes a gente encontra é precisões diferentes sobre a evolução apesar de tudo a gente vê uma semelhança entre essas palavras e eu quis se resumir a isso né quando São Luiz fala de decoração é sobretudo para falar da nossa relação com a nossa senhora né da forma como Deus quer que ela é tenha influência a nossa vida

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